A cama rosa da Maya


Ser pai e mãe é uma grande aventura. Um desafio que nos faz aprender com erros e acertos, mas que também tem o poder de nos surpreender com um amor imensurável e inexplicável, aquele amor que, como muitos dizem, chega a doer.

É esse sentimento incondicional, que nos faz sentir a sensação de culpa quando, por causa do trabalho, não conseguimos dar a devida atenção aos nossos filhos. E quando isso acontece, nos vemos buscando formas de compensar nossa ausência e, na maioria das vezes, acabamos fazendo isso com presentes.

Infelizmente, esse é um dos grandes erros que muitos de nós cometemos na criação de nossos filhos. A presença dos pais tem grande importância no desenvolvimento e na formação do caráter das crianças e, quando os pais não são presentes, a lacuna deixada pode causar prejuízos que as acompanharão por toda a vida.

Gostaria ilustrar esse texto com algo que aconteceu comigo há alguns dias. Eu tenho 2 filhas, a Thaina, de 18 anos, e a Maya, que está com 2 anos e meio. Há pouco mais de um mês, minha esposa e eu decidimos que estava na hora de trocar o berço da Maya por uma cama. Após pensar um pouco, decidimos que reformar uma cama antiga da Thaina poderia ser uma experiência positiva para a Maya, já que ela acompanharia e participaria de todo o processo.

Levamos cerca de 2 semanas para terminar, mas sua alegria ao ver o que estávamos fazendo criou nela grande interesse e ela nos ajudou em todo o processo, principalmente na pintura, com a cor que ela mesma escolheu: cor de rosa.

Quando chegou o dia de montarmos a cama, sua alegria foi tão grande que ela corria por toda a casa, repetindo a frase: “a cama rosa da Maya!”.

Os momentos e as experiências que vivemos com nossos filhos são tesouros que ficarão guardados para sempre em nossas memórias, mas também nas deles. Nós poderíamos ter, simplesmente, comprado uma cama nova. Seria mais fácil e rápido, mas perderíamos a chance de ver seus olhinhos brilharem de alegria em cada noite que, após o trabalho, passávamos algum tempo juntos trabalhando em sua cama. Mais que isso, nós teríamos desperdiçado a oportunidade de deixá-la passar por uma experiência que será muito positiva em sua formação e em seu desenvolvimento.

Pode ser difícil deixar nossas coisas para depois. Pode ser cansativo brincar de bonecas ou carrinhos após um dia de trabalho. Mas precisamos entender que não existe presente que possa compensar nossa ausência.

Não existe nada que possa trazer mais benefícios para o desenvolvimento de uma criança em seus primeiros anos de vida, do que se sentir amada, protegida e importante para os pais.

E quando, no futuro, a vermos feliz e bem resolvida, teremos a certeza de que, dentre muitas outras, “a cama rosa da Maya” foi uma das experiências que colaborou com seu desenvolvimento.

48 visualizações

Empresas Parceiras

Portal Tsunago - © Todos os Direitos Reservados a  有限会社ニュービジネス